11 de nov. de 2011

MONUMENTO MARCO ZERO DO EQUADOR NO AMAPÁ

                   
Se no mundo existe um meio, ele fica no Amapá. Em poucos lugares você pode se divertir passando metade do dia no hemisfério Norte e metade do dia no hemisfério Sul. O Monumento Marco Zero do Equador situado  há um pouco mais de 5 km do centro da cidade de  Macapá no Amapá é o principal marcador da linha do Equador. Ele divide o globo nos dois hemisférios(norte e sul),único lugar do mundo em que podemos saber concerteza a nossa posição latitudenal, (zero).
Neste ponto geográfico podemos nos colocar entre duas estações do ano, enquanto no hemisfério norte é verão, no sul é inverno, enquanto no hem. norte é outono, no sul é primavera.
É aqui onde podemos ver a mudança do eixo global. Nessa trajetória o sol muda de hemisfério ultrapassando a linha imaginária do Equador por duas vezes ao ano, nos meses de março, chamado de  equinócio da primavera e em setembro chamado equinócio do outono.
Ponto turístico frequentemente visitado por pessoas de vários lugares do mundo, está sempre aberto e conta com um restaurante regional e um ótimo salão para qualquer tipo de eventos, como casamentos, por exemplo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário