10 de jan. de 2012

Comece o ano com muita saúde - É possível em 30 dias entrar em forma?

 É possível aproveitar os 30 dias iniciais de 2012 e entrar em forma?


É possível entrar em forma em 30 dias? Esta pode ser uma pergunta feita por àqueles que querem aproveitar suas férias para se exercitar e voltar ao trabalho com um novo visual. A resposta é que, mesmo não existindo fórmulas mágicas de emagrecimento e tonificação muscular, existe uma maneira de se aproveitar ao máximo seu período de férias para começar a se exercitar com responsabilidade, segurança e respeito aos limites do corpo.
Conforme explica o coordenador do departamento de musculação da academia Aqua Sport, Toni Nascimento, a prática de atividade física nunca deve ser momentânea (ou por apenas 30 dias), mas sim permanente. “Antes de qualquer coisa a pessoa deve passar por duas avaliações: física – com um profissional de educação física que irá medir sua massa muscular, condicionamento e características próprias – e médica, que irá dizer quais são os limites dessa pessoa que está querendo começar a praticar esporte”, explica.
Segundo ele, todo trabalho de atividade física envolve três pilares básicos. “Para obter sucesso, a pessoa precisa trabalhar o Condicionamento Cardiorespiratório, a Força Muscular (neuro-muscular) e a Flexibilidade”. Para aproveitar bem um período de trinta dias, a pessoa deve trabalhar todos os dias o pilar da flexibilidade, com aulas de pilates, alongamento, postural e yoga. Deve também, trabalhar seu condicionamento cárdiorespiratório (atividades aeróbicas como caminhada e bicicleta) três vezes por semana, em dias alternados ou todos os dias - se for uma caminhada leve (de até 30 minutos). Da mesma forma, deve trabalhar três vezes por semana os exercícios para força muscular (ginástica e musculação).
Em um mês, essa pessoa consegue ter uma melhora na sua capacidade cárdiorespiratória e ganho de tônus muscular. Se depois de 30 dias, os exercícios para reforço muscular e flexibilidade forem interrompidos, mas se manter a prática da caminhada diária, os benefícios respiratórios serão preservados.
Aqueles que procuram simplesmente diminuir os números na balança podem se decepcionar um pouco no início, já que antes de perder peso, a pessoa adquire massa muscular. Para essas pessoas, o trabalho à cima deve vir acompanhado de uma reeducação alimentar. O mais importante é que, dando-se continuidade ao trabalho desenvolvido durante as férias, ao menos três vezes por semana, os benefícios serão mantidos e a pessoa terá dado um grande passo para viver de forma saudável e inteligente.

Fonte:  www.revistaendorfina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário