Com a chegada da temporada outono-inverno, a tentação aumenta: receitas deliciosas, pratos especiais e aquela vontade de ficar em casa. Quando você menos percebe, os quilinhos aparecem!
Por outro lado, sair para correr com temperaturas tão baixas tem lá seus riscos a começar pela musculatura mais contraída e o risco de choque térmico. Por isso, pesquisei algumas dicas rápidas para você não interromper sua rotina de exercícios na estação mais fria do ano.
1. Aquecimento: o tempo de “pré-exercício” é maior, pois como estamos com temperaturas mais baixas a musculatura fica contraída. Por isso, capriche no aquecimento. De acordo com o preparo físico e biotipo, cada pessoa tem um tempo de aquecimento. Mas, em média, entre cinco e 10 minutos já se consegue aquecer. Quando você sentir seu metabolismo mais acelerado e um discreto aumento da temperatura corporal, pode ter certeza que está aquecido!
2. Alongamento: faça-o anda agasalhado para evitar choques de temperatura. E, o mais importante, foque nos exercícios de movimentação das articulações.
3. Cuidados com a hidratação e alimentação: com as temperaturas mais frias, o suor evapora mais rápido e, por isso, você não percebe tão claramente se está transpirando. Por isso, fique atento à sua hidratação, com bastante líquidos ou bebidas isotônicas. Ah, e não vá se esquecer que alimentação também é importante. Em temperaturas mais baixas precisamos de mais energia, portanto, invista em sopas e cremes preparados com vegetais e grãos, por exemplo.
4. Roupas mais adequadas: tecidos leves que não bloqueiam a transpiração são ideais. Uma alternativa são roupas sobrepostas que podem ser retiradas a medida que você alcance o seu aquecimento máximo. Uma coisa é certa: não utilize a mesma roupa do verão! Opte pelo tênis correto, que vai diminuir o impacto nas articulações, e escolha uma roupa que combine com o seu estilo e modalidade.
5. E o risco de Choque Térmico? O risco existe, principalmente ao final dos exerícios, quando o corpo suado encontra-se com as brisas geladas tão comuns nesta época do ano. A melhor dica é agasalhar-se logo, já repacou que atletas profissionais fazem isso, assim que terminam suas provas? Opte por tecidos que absorvam suor, como algodão ou tecidos tipo dry fit.
Dica final: sempre que for possível, substitua o exercício feito ao ar livre por seu correspondente indoor. Assim, você evita uma exposição desnecessárias às condições climáticas extremas. Lembrando que, dentro de casa, você não enfrenta trânsito nem fila para o aparelho. Estações de musculação, elípticos, camas elásticas e bolas de pilates são excelentes alternativas para exercitar-se. E todas elas estão disponíveis em nossa seção de Esportes e Lazer!
E aí, pronto para se aquecer neste inverno?
Publicado pela Lu em 23/05/2011 às 16:54 em Esporte & Lazer.
Fonte: blogdalu.magazineluiza.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário